História

28-12-2012 00:12

 

Doraemon

Não é possível falar sobre o universo do Anime, sem fazer referência a Doraemon, para aqueles que não tinham a, um aviso, não estamos a falar de um Digimon.

Doraemon, como quase todos os restantes animes, surge pela primeira vez ao publico através das Mangás, as revistas aos quadradinhos do Japão. Foi publicado pela primeira vez em 1969, em seis revistas infantis diferentes, e destinava-se a crianças que frequentavam o ensino primário, o agora 1º Ciclo.

No inicio da década de 70 Doraemon vai pela primeira vez ao ar, na televisão, no entanto foi um fracasso de audiências. Anos mais tarde Doraemon voltava à televisão e tornar-se-ia um fenómeno de popularidade, o equivalente à Lady Gaga dos dias de hoje.

Em Portugal é relembrado pela sua passagem no canal Panda, apesar de o Anime ser exibido com dobragem castelhana, não fez com que perde-se menos fãs. Aliás para muitas crianças foi talvez o primeiro contacto com a língua espanhola que tiveram. O seu sucesso foi tal que apesar das várias séries que se seguiram, em Portugal decidiu-se manter sempre com a dobragem espanhola pois os produtores do canal Panda tinham receio de perder seguidores, devido ao facto de que Doraemon já era alienado ao Espanhol.

Mas para aqueles que não sabem o que é o Doraemon ou já se esqueceram da história deste desenho animado, aqui segue uma pequena discrição sobre o Anime.

Doraemon é o nome de uma série que se baseia nas aventuras de um rapaz de 9 anos e um gato, de nome Doraemon que viaja do futuro século XIII para o passado.

Doraemon é um gato robô, enviado através de Nobi, o bisneto de Nobita, que é, ao lado de Doraemon, a principal personagem do Anime. Nobita recebe este “presente” de Nobi, pois Nobita é um rapaz frágil que precisa de ajuda para conseguir safar-se dos inúmeros azares que tem na vida.

Para isso Doraemon está equipado com uma bolsa mágica que armazena vários gadgets do século XII, que supostamente servem para salvar Nobita dos vários sarilhos que encontra e ele próprio se mete neles.

Nobita é, como já se percebeu, um rapaz frágil, vitima de bullying por parte de Suneo e Gigante, dois outros personagens que acompanham Nobita nas suas aventuras.

Suneo é um rapaz irrequieto, que tem o apoio da carteira dos seus pais para fazer frente aos engenhos eletrónicos de Doraemon, anda sempre ao lado de Gigante e tentam ao todo o custo infernizar a vida do pobre Nobita. Gigante (o seu nome verdadeiro é Takeshi), é o brutamontes do grupo, ele  não é muito forte intelectualmente daí que ele usa a sua força para intimidar os mais fracos. no entanto ta,bém tem um lado dócil, pois Gigante é um fã de musica e organiza vários concertos seus no descampado onde costumam brincar, o que Gigante não sabe é que é um péssimo cantor e são muito poucos os que aguentam as suas musicas.

Shizuka é a paixão de Nobita, e também sua futura mulher, Nobita tenta por vezes utilizar os gadgets de Doraemon de modo a que Shizuka se apaixone por ele, no entanto, as suas tentativas dão sempre mal resultado e termina sempre com Nobita metido em maiores sarilhos do que quando começou.

A série durou várias décadas, o ultimo episódio foi emitido a 25 de Março de 2005, apesar de ter sido uma referência para as crianças da década de 90, nos últimos anos, seus fãs tinham já dificuldade em acompanhar as aventuras do gato cósmico e do seu amigo Nobita, face não só a outros desenhos animados como Digimon ou Super Campeões, mas também devido ao facto que o seu publico-alvo, que viu nascer a série já não ter uma outra maturidade que tornava difícil visualizar aquelas aventuras.