Descrição

28-12-2012 02:48

Dragon Ball

Dragon Ball é talvez o desenho animado que mais sucesso teve, este anime, transmitido nos fins-de-semana e fins de tarde da SIC, criou uma legião de fãs, que apesar destes fãs terem agora cerca de 25 a 30 anos.

Este anime gira em volta da personagem Son Goku, um pequeno menino, de aparência humana, mas com um detalhe, ele possui uma cauda de macaco no seu traseiro. Para além deste detalhe, que cria um certo mistério, Son Goku possui uma força fora do normal, que com o treino irá torna-lo num super-herói e o protetor do planeta Terra das várias ameaças que o universo tem escondido.

No início, Son Goku junta-se a Bulma, uma bonita jovem de 17 anos na busca das Dragon Ball, as bolas de Cristal. Segundo a lenda quem conseguisse reunir as 7 bolas de cristal, tinha direito a um desejo. E tal como na história de Aladdin, e o Génio da Lâmpada, este desejo podia ser qualquer coisa que uma pessoa quisesse.

Ao longo da história, Son Goku vai conhecendo várias personagens e fazendo dos inimigos seus amigos, como é o caso de Yamcha, Krillin, Ten Chin Han, Oolong, Coraçãozinho Satã, Vegeta e muitos mais.

O sucesso da série foi tanto, que os produtores pediram ao criador Akira Toriyama para continuar com a série, Akira, já cansado de Dragon Ball lá aceitou fazer uma nova temporada, e assim se dá início a Dragon Ball Z, uma série com novas aventuras, onde o agora pequeno Son Goku já é um grande e forte adulto e vai encontrar as perguntas para as quais nunca teve respostas, como o caso, de onde veio, porque tinha uma cauda, e porque é que era capaz de se transformar num macaco gigante.

Vêm-se a descobrir que Son Goku não é humano mas sim um descendente dos Guerreiros do Espaço, uma raça de guerreiros muito poderosos que viram seu planeta ser destruído por um meteorito.

Nesta série vemos aparecer o filho de Son Goku, Son Gohan, Son Goten e Trunks, filho de Vegeta, o arqui-rival de Goku.

Foram várias as tentativas de Akira se despegar de Son Goku e dar mais protagonismo aos seus filhos, no entanto os fãs nunca apreciaram estas ideias do seu criador e fizeram vários apelos para que Dragon Ball se baseasse somente em Goku.

O sucesso deste desenho animado era tal que na altura chegavam a fechar o Instituto Superior Técnico para que os docentes e alunos pudessem visionar o anime. O Dragon Ball estava a ter o mesmo efeito que a novela Gabriela teve no parlamento, após o 25 de Abril.

Após o final de Dragon Ball Z, os fãs continuaram a pedir mais aventuras, no entanto Akira recusou-se, e a produtora Fuji TV decidiu pegar no projecto a dar uma nova continuidade a Son Goku, surgia assim Dragon Ball GT.

Desde o final de Dragon Ball GT que tem havido vários pedidos À Fugi TV para retomar a série, no entanto só em 2012 é que Akira Toriyama e a Fuji TV chegaram a acordo para uma nova série de Dragon Ball, que irá sem dúvida alguma, deliciar os fãs independentemente da idade que tenham.