História

27-12-2012 05:57

Os Looney Tunes são talvez a primeira referência quando se fala em desenhos animados, é quase impossível não pensar nas aventuras destes estranhos personagens quando o tema de conversa é animação.

 

Estas aventuras começaram bem antes do nosso tempo e do tempo dos nossos país. Em 1930, pela autoria dos estúdios da Warner Brothers, Bugs Bunny e companhia iniciavam um fenómeno que continuou e continua a viver nos dias de hoje.

 

Os Looney Tunes, surgem como resposta ao brutal sucesso da estrela da Walt Disney, Mickey Mouse. Na altura Warner Brothers contactou os animadores Hugh Harman e Rudolf Ising para a criação de uma biblioteca de curtas-metragens de desenhos animados, a sua resposta foi “Sinking in the Bathtub”, uma curta tendo como personagem Bosko, uma espécie de macaco ou algo parecido. Este episódio termina com Bosko a dizer, "That’s All Folks" (É tudo, amigos), frase que se tornou o lema dos Lonney Tunes, recriada vezes sem conta por Porky Pork.

 

Em 1940 Bugs Bunny junta-se a Daffy Duck e Porky Pig, e a concorrência está lançada, no pique da idade de ouro da animação, a rivalidade entre Mickey Mouse e Bugs Bunny iria deliciar miúdos e graúdos durante gerações, e fazer da animação um marco na televisão.